26 de abril de 2021, Indira Ramirez

Realidade trabalhista da psicologia na Colômbia

A psicologia é a quinta profissão preferida pelos jovens universitários da Colômbia e, diante da complexa realidade que se delineia no país e no mundo, sua prática profissional se faz mais necessária do que nunca.

A psicologia, ciência que estuda o comportamento humano e busca compreender as emoções, oferece aos jovens colombianos um campo de trabalho vasto e atraente que vai da saúde ao marketing.

As mudanças derivadas da tecnologia, da hiperconectividade e dos desafios sociais, econômicos e culturais abriram novas áreas de desenvolvimento para a psicologia e redefiniram o perfil desse profissional.
Ao contrário do que se afirma sobre a suposta existência de muitos psicólogos no país, a realidade mostra uma população carente de serviços de saúde mental e emocional, o que se reflete nos índices de depressão recentemente alertados pela OMS.

A Colômbia é o oitavo país com a população mais deprimida da América Latina.

Além disso, na Colômbia existem 11 psicólogos para cada 100 mil habitantes, menos do que na Finlândia ou na Argentina. Se formos mais longe e compararmos com o número de clínicos gerais, que é de 150 para cada 100.000 colombianos, só poderíamos concluir que a Colômbia exige psicólogos.

Na Colômbia, o treinamento “presencial” em psicologia é extenso, mas limitado pelo alto custo dos estudos, especialmente os estudos de pós-graduação. No entanto, existe uma recomendação comum entre os recém-formados. “Faça uma especialização ou mestrado o mais rápido possível para ter acesso a melhores oportunidades profissionais”.

Em que trabalha um profissional de psicologia na Colômbia

Os ramos da psicologia e seu campo de atuação vão desde o tradicional exercício no sistema de saúde, com o divã e o psicólogo ouvindo seus pacientes, até aplicações mais especializadas em marketing, recursos humanos, esporte e inteligência artificial.
O Colégio Colombiano de Psicólogos reconhece 18 campos de prática por meio dos quais busca gerar padrões de qualidade e pesquisa em grupo e interesse profissional:

1. Desenvolvimento Humano / Ciclo de Vida
  2. Epistemologia e História da Psicologia
  3. Avaliação aplicada, medição e estatística
  4. Neuropsicología
  5. Processos Psicológicos Básicos
  6. Psicología clínica
  7. Atenção psicológica a emergências e desastres
  8. Psicologia da Saúde
  9. Psicologia da Sexualidade
  10. Psicologia Organizacional e do Trabalho
  11. Psicologia do consumidor
  12. Psicologia do Esporte e Exercício
  13. Psicologia do trânsito e segurança no trânsito
  14. Psicologia Educacional
  15. Psicología jurídica
  16. Psicologia militar
  17. Psicologia Social, Ambiental e Comunitária
  18. Psicologia e Famílias

Por que estudar psicologia clínica?

Em psicologia, a especialização é quase obrigatória. O profissional colombiano que amplia seu perfil com o mestrado verá os resultados de seu esforço em maiores oportunidades de trabalho, melhores referências profissionais e um salário que pode ser dobrado imediatamente.

A fórmula para o sucesso dos profissionais da psicologia colombiana é muito lógica: a formação especializada mais o acúmulo progressivo de experiência e anos de prática profissional.

Dentre os ramos da psicologia, a psicologia clínica se destaca como uma das mais rentáveis ​​por oferecer melhor remuneração, muitas opções de especializações relacionadas ao comportamento humano e permitir a prática profissional independente.

Se imaginarmos um psicólogo com anos de experiência e uma agenda lotada de clientes, pode-se inferir por que ele é a opção mais desejável para os profissionais, que cobram em média 50.000 COP (30 USD) por uma hora de consulta.
A taxa pode triplicar quando você é um profissional com mais de três anos de experiência e especialização.
Se o exposto não for justificativa suficiente, a psicologia clínica confere à pessoa que a estuda um conhecimento de si mesmo e uma gestão de suas próprias emoções e dos outros, o que é uma chave para uma seção V.I.P dos aspectos da psique humana.

Oportunidades de trabalho de um psicólogo clínico na Colômbia

Se é um profissional com anos de estudo em psicologia clínica e pretende independência profissional, recomenda-se que dirija-se aos seus contactos para informá-los da sua nova trajectória e registe rapidamente o seu nome em alguma das listas online para destacar os seus serviços.

Se o que procura é um emprego com contrato a termo ou a prestação de serviços profissionais, os principais quadros de empregos da Colômbia respondem pela procura de psicólogos nas áreas da saúde, ensino, serviços, recursos humanos e aconselhamento ocupacional. Atualmente, muitos EPS estão procurando psicólogos clínicos para seus centros.

A Universidade ISEP  fez uma avaliação em três dos principais quadros de empregos do país e temos coisas a dizer: Em média, cada quadro de empregos publica sete ofertas de trabalho semanais para psicólogos, o maior número de ofertas está em Bogotá, os valores salariais médios a 1.993.000 pesos e a busca gera maiores oportunidades para os recém-formados.
Treine como psicólogo clínico na ISEP University e tenha acesso a melhores opções de trabalho

Treine como psicólogo clínico na Universidade ISEP e tenha acesso a melhores opções de trabalho

Com mais de 35 anos de experiência em formação nas áreas de psicologia, educação, fonoaudiologia e neurociências, a Universidade ISEP cresce para a América Latina para acompanhá-lo no desenvolvimento de sua trajetória profissional com a qualidade, cordialidade e comprometimento que tem caracterizado os maiores centro de formação de psicólogos clínicos na Espanha.

A Universidade ISEP oferece 6 mestrados na área de Psicologia Clínica

Contate um consultor educacional!