12 de março de 2021, Indira Ramirez

Por onde eu começo se quero ser psicólogo clínico no México?

Este é um guia introdutório para você começar a formular seu currículo infalível de psicologia clínica.

Ampla oferta de treinamento

A American Psychological Association registra 54 áreas de pesquisa, estudos e prática profissional e, adicionalmente, a psicologia é um componente chave para equipes de trabalho em organizações sem fins lucrativos, corporações, instituições educacionais e universitárias, centros de saúde e até mesmo, em campanhas políticas.

As oportunidades profissionais do psicólogo são inúmeras devido ao seu perfil cada vez mais competitivo e adaptável.

Nos últimos anos, a psicologia testemunhou uma renovação de sua imagem acadêmica e profissional graças à internet. Agora a imagem do psicólogo está mais fresca e mais próxima; e nós os vemos diariamente dando conselhos, dicas e recomendações nas redes sociais, consolidando sua marca pessoal e ao mesmo tempo retirando o véu e a percepção de tabu para a terapia e buscando ajuda psicológica.

Seleção da carreira de psicólogo

Vamos começar com o primeiro. Para estudar psicologia no México e, de fato, em qualquer lugar do planeta, você deve primeiro estudar o ensino médio. Depois de terminar o ensino médio, é hora de começar a se inscrever para uma carreira em psicologia.

É conveniente que a seleção das carreiras seja feita de forma pessoal. Não o faça motivado apenas por impulsos, seguindo outros colegas que irão estudar o mesmo ou porque é o desejo de seus pais.

1. Selecione uma carreira universitária antes de terminar o ensino médio. Para fazer isso, você pode começar fazendo uma lista de no máximo cinco carreiras e depois reduzi-la para três.
  2. Tenha a certeza de que se trata de profissões que estão relacionadas aos seus interesses, motivações, fortes características acadêmicas ou nas quais você se destacou no ensino médio e por fim, considere o contexto sociocultural.
  3. Comece suas primeiras leituras básicas na disciplina selecionada. Nesse caso, sobre psicologia.
  4. Comprometa-se com sua escolha e, a partir dela, desenvolva um plano de admissão à universidade e outro plano de médio e longo prazo para se formar em psicologia clínica no México.

Bom! Você já decidiu que quer estudar psicologia, mas …

Qual psicologia e em que nível acadêmico?

No México, os estudos universitários são divididos em graduação e pós-graduação. Na área de graduação existem programas técnicos profissionais de curta duração (não mais de 3 anos) e de perfil assistencial ou técnico.

No entanto, a psicologia só pode ser praticada no país por graduados em psicologia credenciados por uma universidade nacional e pelo colégio nacional de psicólogos. A duração do treinamento é de cinco anos e o grau é geralmente apresentado nas seguintes três áreas:

• Bacharel em Psicologia Clínica
  • Graduação em Psicologia Organizacional
  • Licenciatura em Psicologia Orientada para a Educação

A nível técnico, não existe formação em psicologia. No entanto, identificamos vários programas de técnico profissional online em recrutamento e seleção de pessoal, orientação de carreira, coaching, psicologia do esporte que podem ser um primeiro passo na sua formação do perfil psicológico.

Seleção de faculdade

Para a escolha da universidade, aspectos relacionados a:

• O prestígio da universidade.
  • O custo da mensalidade da faculdade.
  • As garantias de saída profissional.

A proximidade geográfica da universidade, no entanto, é menos preocupante a cada dia, pois estamos testemunhando uma nova dinâmica educacional liderada por universidades online que facilitam a inserção universitária de muitos mexicanos, apresentam programas inovadores e atuais que estão em alta demanda no mercado de trabalho e boas oportunidades profissionais.

Mas, sem dúvida, a maior vantagem de estudar em uma universidade online é que você pode fazer o curso de qualquer lugar do país sem sacrificar mais tempo do que os estudos exigem e você poderá economizar em despesas como transporte, alimentação e residência estudantil.

Sem esquecer que a universidade online coloca você em contato com pessoas de diferentes origens e partes do mundo que têm diferentes pontos de vista sobre a vida. Portanto, é certamente uma boa opção se conectar com outro pensamento e enriquecer a discussão em sala de aula.

Existem muitas opções online para estudar psicológia. Certifique-se de frequentar uma sala de aula virtual que lhe garanta o acesso a conhecimentos de qualidade ministrados por professores com os quais você vai aprender, interagir com seus colegas por meio da tecnologia, desenvolver estratégias de estudo eficazes e obter um título competitivo e oficial.

ISEP University deve estar no seu top 3

No México, existem 25 opções para obter um diploma em psicologia online. Os programas de mestrado e especialização são 33 cursos, de acordo com o site Coursesycarreras.com. Nestes programas, a ISEP University se destaca com a modalidade At Home®, o grau oficial (RVOE) reconhecido pelas autoridades mexicanas e o duplo diploma europeu e mexicano.

O Bacharelado em Psicologia é um treinamento completo e atualizado que consiste em um programa de 10 blocos, cada um construído com 4 a 5 módulos de conhecimento. A ISEP University distingue-se por ser a universidade online de língua espanhola com maior credibilidade e competência académica na formação de psicólogos.

Além disso, a instituição oferece vários programas de psicologia clínica disponíveis para o México, que também possuem um diploma duplo e são aprovados pela República do México.

Acesse nosso site e inscreva-se para o próximo período letivo.