11 de maio de 2021, Indira Ramirez

Onde trabalhar como psicólogo educacional no México

Com um mestrado em psicologia educacional, existem muitos caminhos profissionais que você pode seguir. Com este tipo de formação especializada poderá trabalhar como conselheiro, psicólogo, investigador ou professor escolar.

O grau de licenciatura é obtido no período de cinco anos. No entanto, também pode ser estudado de forma complementar em nível de pós-graduação com especialização ou mestrado.

Este treinamento geralmente inclui cursos sobre estilos e processos de ensino e aprendizagem, desenvolvimento humano, teorias psicológicas, dificuldades de aprendizagem, sociologia, dinâmica familiar, métodos de aprendizagem e outros tópicos que podem afetar e influenciar a aprendizagem.

Em geral, os cursos de psicologia educacional são oferecidos em modalidades específicas, como psicopedagogia, bullying e mediação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem.

Psicologia educacional e suas responsabilidades

A psicologia educacional trabalha com crianças, jovens e adultos que têm problemas que os impedem de aprender, participar da escola e outras atividades com sucesso.

Os psicólogos educacionais existem para apoiar as crianças desde a tenra idade ao início da idade adulta em seu bem-estar emocional e social.

Por meio da aplicação de várias teorias, a psicologia educacional amortece uma variedade de mudanças emocionais, situações sociais e problemas de aprendizagem que afetam o desenvolvimento esperado dos pacientes.

É um campo que funciona igualmente uma linha científica pautada por testes, entrevistas e ensaios para aplicar a internação mais adequada. Freqüentemente, é composto de programas de aprendizagem, estratégias de gerenciamento de comportamento e relaxamento. Mas também é uma área que explora o comportamento social em um trabalho que envolve consultar pais, professores, assistentes sociais, médicos e outros.

Lugares onde um psicólogo educacional trabalha no México

O ambiente mais natural onde o psicólogo educacional exerce sua profissão é no campo educacional. No entanto, ele pode assumir várias funções simultaneamente, como vemos, por exemplo:

• Nas escolas: o psicólogo é considerado outro professor e, em muitos casos, oferece cursos básicos de psicologia aos alunos. Mas seu trabalho envolve também palestras, pautas de convivência e jogos de socialização. Nas escolas, os psicólogos educacionais trabalham na inteligência emocional e no desenvolvimento de inteligências múltiplas, mas também na detecção precoce de qualquer distúrbio comportamental. Nessa função educativa, o psicólogo educacional também assume responsabilidades orientadoras e acompanha o futuro adulto nas etapas da adolescência à vida adulta com orientação vocacional e profissional.
  • Organizações não governamentais: Nessas organizações, o trabalho do psicólogo educacional visa atender às necessidades de aprendizagem e emocionais de grupos vulneráveis, como crianças em situação de pobreza ou vítimas de violência doméstica. Essas organizações buscam perfis de dedicação exclusiva para cobrir cargos de aconselhamento e intervenção psicoeducacional e realizar projetos de impacto social.
  • Universidade e instituições de educação continuada: Nessas instituições, o papel que se destaca é o de pesquisador. O psicólogo educacional também poderá liderar equipes de trabalho de instrumentalização e desenho curricular.

As posições mais comuns que o psicólogo educacional exerce no México

• Pesquisador educacional:

É responsável pelo estudo científico dos processos de aprendizagem e ensino ao longo da vida das pessoas. No desempenho de suas funções, pode desenvolver métodos que beneficiem grupos vulneráveis, crianças ou adultos. Em alguns casos, o treinamento de doutorado é necessário para aspirar a essa função.

• Psicólogo escolar:

O papel principal do psicólogo escolar é fazer com que os alunos melhorem seu desempenho escolar e desenvolvam habilidades e estratégias de aprendizagem. Também é responsável por assistir e fazer intervenções em caso de conflitos, confusão ou problemas do aluno que afetem a aprendizagem do aluno.

• Conselheiro universitário:

Os conselheiros da faculdade oferecem serviços de orientação vocacional e profissional para estudantes e jovens com problemas de adaptação ou confusão profissional. Seus serviços ajudam estudantes de diferentes culturas e origens a se ajustarem à vida universitária. Este tipo de papel permite trabalhar de forma independente ou dependente e realizar intervenções relacionadas ao estresse, carga acadêmica, dualidade trabalho-estudo, problemas familiares e vícios ou gerenciamento eficiente do estresse.

• Professor universitario:

Algumas instituições universitárias exigem formação de psicólogos educacionais em metodologia educacional para ministrar cursos a alunos de graduação. No entanto, a especialização, em geral, é suficiente para aspirar a ser um pProfessor universitário nas áreas relacionadas à psicologia educacional.

A ISEP University oferece um programa multidisciplinar com dupla graduação: psicologia e educação

A ISEP University oferece um programa multidisciplinar abrangente de mestrados e especializações em educação e psicologia.

A instituição oferece dupla graduação e em breve oferecerá cursos de psicologia e educação. Sem dúvida, a melhor opção acadêmica atualmente no México devido ao amplo apoio que é prestado ao aluno durante e após o treinamento.