3 de novembro de 2021, Indira Ramirez
O que faz um sexólogo ou terapeuta de casais?
A terapia de casal é um tipo de psicoterapia que ajuda um casal a reconhecer e trabalhar seus conflitos para melhorar o relacionamento
O que é terapia de casal?
A terapia de casal é um tipo de psicoterapia que ajuda os casais a reconhecer e trabalhar seus conflitos para melhorar o relacionamento.
Embora frequentar uma terapia de casal possa parecer uma situação dramática, na verdade é uma ação saudável para o relacionamento que vai gerar bem-estar e mostra comprometimento e intenção de resolver problemas no relacionamento.
No entanto, a terapia nem sempre tem o fim esperado e às vezes o ideal é que o casal decida se separar para manter o bem-estar de ambos.
A terapia inclui o casal em um processo de intervenção de curto prazo com objetivos específicos definidos pelo terapeuta. Aspectos de intimidade, comunicação, preferências e confiança mútua são considerados.
Às vezes, casais que não estão em crise podem fazer terapia. Por exemplo, casais que estão prestes a se casar podem participar para se entenderem melhor.
Sexologia e terapia de casal, é a mesma coisa?
Em geral, os conflitos nos casais decorrem da má comunicação, problemas de intimidade e insatisfação sexual. Embora sexologia e terapia de casais não sejam a mesma coisa, na maioria dos casos existe um componente sexual que requer terapia e, por isso, a formação do terapeuta também é valorizada quando se estuda sexologia.
Desta forma, o terapeuta, de forma neutra, poderá ajudar o casal a passar pelas mudanças e momentos da relação a nível sexual, mas também identificar as disfunções sexuais, as suas origens e os aspectos biológicos que influenciam esta mudança. O terapeuta sexual poderá conferir um olhar especializado e biopsicossocial sobre os fenômenos e conflitos sexuais no casal.
O que esperar da terapia de casais
Aqueles que frequentam a terapia de casais o fazem de forma voluntária e comprometida. Trata-se de ter um espaço neutro onde o casal possa introspectar seu comportamento e também a dinâmica disfuncional em que o casal se encontra, guiado pelas estratégias do terapeuta de casal.
De acordo com um artigo da Psychology Today, a terapia de casais funciona em 75% dos casos.
Em um primeiro encontro, o terapeuta buscará investigar os aspectos pessoais de cada membro do casal, obtendo informações pessoais básicas sobre cada um e, em seguida, passará para uma etapa em que será buscada a raiz do problema e elaborados planos de trabalho.
Os aspectos mais comuns pelos quais um casal busca terapia são:
- Discutir sempre sobre a mesma coisa.
- Não comunicar e ignorar problemas.
- Problemas de intimidade física e sexual.
- Conflitos sobre os estilos de vida dos pais ou da família.
- infidelidades
A terapia é uma intervenção de curto prazo. Portanto, a estruturação e execução de um plano de trabalho que leve o casal a adquirir novas formas de se relacionar devem ser iniciadas assim que a primeira consulta for realizada.
Celebridades que fizeram terapia de casal
Alguns casais de celebridades fizeram terapia para salvar seu relacionamento ou mantê-lo saudável. Em alguns casos, a terapia psicológica conjunta ajudou a melhorar a comunicação e salvar o relacionamento, mas em outros não foi possível. No entanto, a terapia permitiu um processo de separação harmonioso.
Barack e Michelle Obama
O casal presidencial norte-americano, que se conheceu na faculdade, passou por dois mandatos presidenciais e tem um casamento bem-sucedido de três décadas e duas filhas. Quase sempre são vistos juntos em público, compartilhando responsabilidades e levando uma vida familiar harmoniosa. Mesmo assim, Michelle confessou que fazer terapia foi um divisor de águas no relacionamento e ajudou a entender que a felicidade deve vir de si mesma e não esperar que venha do marido, aprendeu a perguntar e expressar suas emoções a Barack e a conhecer-se melhor.
Aislinn Derbez e Mauricio Ochmann
O casal de atores mexicanos anunciou a separação em meio à pandemia, após quatro anos de vida juntos e uma filha. No entanto, meses antes, fontes relataram que haviam feito terapia e superado suas diferenças. No entanto, durante o processo de separação, ambos demonstraram maturidade e respeito mútuo, certamente decorrentes do atendimento terapêutico.
Pink e Carey Hart
A cantora se casou em 2006 com Carey Hart. Mas então surgiram conflitos que levaram a uma separação de um ano. No entanto, eles decidiram fazer terapia e manter e melhorar seu relacionamento. Hoje, a cantora americana garante que o comparecimento frequente à terapia é o que mantém em grande parte seu relacionamento seguro.