Mestrado em Psicologia

Mestrado em Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos

Mestrado em Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos

O Mestrado em Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos possibilita ao aluno suprir suas necessidades profissionais, facilitando ferramentas teóricas para sua utilização na prática com pacientes e familiares.

O programa trata de forma exaustiva, em um primeiro momento, da subdisciplina originada da vertente psicológica da oncologia. Em um segundo momento, dos cuidados paliativos. Esse programa é realizado a partir de uma visão biopsicossocial e anímica, que entende o ser humano de forma global e holística.

O programa fornece as ferramentas necessárias para avaliar e intervir no campo da psico-oncologia, tanto,  no trabalho com pacientes terminais ou fase ativa da doença, nas fases posteriores e de recuperação, quanto atuação e apoio aos familiares e próprios membros da equipe.

Reconhecimento:

Programa reconhecido pelo Colégio Oficial de Psicólogos da Comunidade Valenciana (Espanha).

Descripción Mestrado em Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos

Programa do Mestrado em Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos

Bloque 1 INTRODUÇÃO À PSICO-ONCOLOGIA

MÓDULO 1: História e princípios da psico-oncologia.

MÓDULO 2: Oncologia, epidemiologia e etiologia.

MÓDULO 3: Fatores de risco e prevenção, promoção da saúde.

MÓDULO 4: Alterações psicológicas derivadas do processo oncológico.

MÓDULO 5: O psicólogo em oncologia: atenção integral.

MÓDULO 6: Psicopatologia e câncer.

MÓDULO 7: Terapias baseadas em evidências (TBE).

MÓDULO 8: Câncer e família.

MÓDULO 9: Oncologia pediátrica.

MÓDULO 10: Luto, avaliação e abordagem.

MÓDULO 11: A equipe multidisciplinar.

MÓDULO 12: Psicologia da saúde e cuidados paliativos.

MÓDULO 13: Fundamentos da intervenção psicológica em CP.

MÓDULO 14: Avaliação e intervenção psicológica em CP.

MÓDULO 15: Apoio emocional e acompanhamento espiritual: paciente e família.

MÓDULO 16: Casos clínicos práticos.

MÓDULO 17: Seminário de tese.

Destinatario Mestrado em Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos

A quem se destina o Mestrado em Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos?

O Mestrado em Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos é destinado a profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, psicólogos e estudantes de psicologia, bem como a estudantes de enfermagem e medicina que estejam cursando o último ano de graduação.

Neste caso, a entrega do diploma final ficará condicionada à obtenção prévia do grau de bacharel.

Titulación Mestrado em Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos

Titulação

Na Universidade ISEP, reconhecemos a importância de ter um perfil internacional que agregue valor ao seu Curriculum Vitae. Assim, após a conclusão do mestrado, a Universidade ISEP concede a seguinte qualificação:

• Título mexicano atribuído pelo ISEP ao Mestrado em Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos.