15 de fevereiro de 2021, Indira Ramirez

As melhores opções de especialização em psicologia para estudar na Colômbia

Nós as contamos para você! Existem 108 programas de pós-graduação em psicologia oferecidos em instituições colombianas (privadas e públicas). Portanto, é lógico que você esteja indeciso, mas nós o ajudaremos a esclarecer suas dúvidas.

Ao terminar de ler este post, garanto que escolheu a melhor opção para você.

A primeira coisa que chama a atenção é que a diversidade de propostas não é proporcional ao número delas. A maioria desses programas visa apenas seis áreas da psicologia: clínica, neuropsicologia, psicologia forense e jurídica, psicologia do esporte, psicologia do consumidor e psicologia educacional.

Das 108 ofertas, quase a metade, 52, estão localizadas em Bogotá. Ou seja, para poder estudar, o candidato deverá se deslocar para a capital do país com as consequências que sua decisão acarretará: deverá acrescentar aluguel, transporte e alimentação e inscrição; além de começar a busca por um novo emprego que te deixa horas livres para estudar. Com este panorama é possível que você considere o treinamento online, então discutiremos esse assunto.

Os cursos de mestrado em psicologia mais comuns oferecidos na Colômbia são:

• Mestrado em psicologia: São os mestrados que geralmente abordam a disciplina e deixam a escolha da área de estudo nas mãos do aluno a partir de uma investigação final. A desvantagem desse mestrado é que, por não ser específico, você pode acabar se dispersando em um mar de interesses.
  • Mestrado em Psicologia Clínica: É a segunda opção com mais propostas pedagógicas e destina-se a estudos específicos em saúde, intervenção infantil, familiar e comunitária.
  • Mestrado em Psicologia Organizacional: As opções de especialização estão na área de emprego, recrutamento e desenvolvimento organizacional.
  • Mestre em Neuropsicologia: Destina-se a profissionais da psicologia com interesse em neurociências.
  • Mestre em Psicologia Legal e Forense: Essas ofertas são raras. Alguns programas oferecem a perspectiva legal e forense separadamente, enquanto outros as apresentam juntas. Há também especialização em psicologia forense e criminal.
  • Especialização em Psicologia do Esporte e Exercício: Também tem uma presença escassa nos programas das universidades colombianas.
  • Especialização em psicologia do consumidor: apenas duas dessas psicologias relacionadas ao marketing são contadas. Portanto, se você adora o poder e a influência dos processos de compra, esta é a sua opção.
  • Especialização em psicologia educacional: poucos programas de psicologia educacional são oferecidos. Se você é um pedagogo ou tem interesse em cuidados infantis ou orientação profissional, este tipo de estudo de pós-graduação é certo para você.
  • Especialização em psiquiatria: oferta muito limitada nesta área. São programas dirigidos a médicos generalistas e têm uma duração estimada de três anos. O preço por semestre é de 16 milhões de pesos.

Em contraste com a ampla proposta educacional presencial, as opções virtuais geralmente são reduzidas a apenas 2: psicologia familiar e psicologia comunitária. Mais tarde veremos que nem sempre é esse o caso e que pode contar com muito mais opções de formação online nesta área.

Quanto custa fazer um mestrado em psicologia clínica na Colômbia?

Se você quiser fazer um mestrado em psicologia na Colômbia, deve investir cerca de 7 mil dólares por ano (19 milhões de pesos). A duração do mestrado em psicologia clínica na Colômbia é de dois anos (4 semestres) e a maioria é de dedicação integral ou exclusiva.

As especializações são modalidades de treinamento mais curtas e baratas. Em dois semestres você poderá mostrar seu novo diploma, mas primeiro terá que investir tempo e uma média de 10-19 milhões de pesos por curso.

Requisitos mínimos para estudar psicologia clínica na Colômbia (perfil de entrada)

1. Obrigatório: possuir licenciatura em psicologia ou apresentar certificado de licenciatura ou, excepcionalmente, possuir licenciatura em áreas afins aprovada por autoridades académicas.
  2. Cópia da carteira profissional
  3. Currículo atualizado
  4. Retomar Stands
  5. Identidade
  6. Certificado de nível de inglês A2-B1

A maioria das universidades conduz entrevistas, testes de conhecimento e leva em consideração o desempenho acadêmico de graduação.

Alternativas de treinamento de alto nível em psicologia na Colômbia

Como destacamos anteriormente, 50% do treinamento em psicologia é ministrado em Bogotá e das opções de treinamento virtual disponíveis para você, a maioria contempla apenas psicologia educacional, organizacional, clínica e jurídica.

A partir de outubro de 2021 você poderá contar com os novos mestrados da Universidade ISEP na Colômbia. Às vantagens do treinamento online, mais barato que frequentar um curso presencial e muito mais seguro por não exigir viagens, foi adicionada a criação de diversos cursos.

Treine de casa na carreira de sua escolha, faça estágios, obtenha orientação profissional e também avance no seu próprio ritmo por meio de conteúdos atualizados e completos em:

Visite o site da ISEP University, entre em contato com um consultor educacional para obter informações sobre programas, mensalidades e financiamento.